Cães e gatos sofrem muito mais com o calor que nós humanos. Nossa termorregulação é feita através do suor. Os peludinho fazem esse controle da temperatura corporal através da boca e dos seus coxins, aquelas almofadinhas das patas! No calor é comum vê-los mais ofegantes.
Ultimamente recebemos vários casos de animais sofrendo com o calor: diarreia, vômito, falta de apetite, cansaço, são alguns dos sintomas. Algumas medidas simples também podem evitar problemas. É uma questão de bom senso, não leve seu animalzinho para um passeio durante o dia com o sol forte, ainda mais se ele for muito peludo. De manhã cedo ou a noite são os melhores horários. Exercícios físicos durante o dia também devem ser evitados, hipertermia pode matar! Mantenha sempre a vasilha de água cheia, com água fresca. Temos amigos que fazem picolé de ração para estimular seus cães a ingerir mais água. Colocando as formas de gelo pra fazer com os grãos da ração! É uma alternativa.
Uma outra boa opção é a tosa, pois muitas raças que vemos por aí não têm origem no Brasil, são oriundas de países frios. No calor forte pode ser feita uma tosa bem baixa para aliviar o calor, com o tempo o pelo cresce novamente.
Um vilão que parece ser inofensivo: sapatinhos!
Por realizarem a troca de calor com o ambiente através dos coxins, ao colocarmos um sapatinho na pata dos cães, estamos abafando e prejudicando e muito a regulação da temperatura, o que pode levar o animal a temperaturas extremas, e se não socorrido a tempo pode vir a óbito.É comum presenciarmos proprietários orgulhosos passeando com seus cãezinhos de sapatinhos pela orla, ao sol do meio-dia, colocando a vida de seus animais em risco.
A maioria que faz isso com certeza é pela falta de conhecimento, por isso devemos informar! Se conhecem alguém que tem o hábito de passear com seu cão de sapatinho no sol forte vale a pena o alerta!
Lembrando que cada caso é um caso, o uso do sapatinho também é feito por uma questão de higiene, não devemos condenar todos. Devemos ponderar, se está calor, não saia com seu cão, espere o sol baixar.
Meu cachorro ficou na casa da minha sogra em quanto eu viajava, ficou num calor infernal e esta com esses sintomas. Não quer comer e esta perdendo muito peso. O que eu faço? qual remédio?
ResponderExcluirAluisio, a falta de apetite e a perda de peso pode ser por vários motivos, ainda mais se for um cão idoso. Geralmente quando é por causa do calor, ao se restabelecer a temperatura normal do seu cão, os sintomas desaparecem. Sugiro que o mais prudente é você levá-lo a algum veterinário para uma avaliação mais exata.
Excluir